domingo, 11 de abril de 2010

Qual a diferença entre os códigos fonte e objeto?E programa open source?E a importância desses conceitos na hora de contratar um sistema automatizado?

Código objeto ou arquivo objeto é o nome dado ao código resultante da compilação do código fonte. Para cada arquivo de código fonte é gerado um arquivo com código objeto, que posteriormente é "ligado" aos outros, através de um linker, resultando num arquivo executável ou biblioteca. Quem faz o código fonte é um programador, que tem seus dados lidos por um compilador, sendo assim transformado em código objeto. Tal código só é entendido pelo computador.
Já o termo código aberto, ou open source em inglês é também conhecido por software livre. Trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, inspiradas no projecto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença esta na sua apresentação.
Tais conceitos mostram-se importantes no próprio dia a dia. Num processo de compra, por exemplo, a compra de um código fonte permite ao consumidor realizar modificações de acordo com suas vontades. Contudo, uma vez comprando apenas um código objeto, o comprador ficará dependente do fornecedor. Ao comprar um código fonte, por exemplo, se compra também uma independência maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário